Estudo sobre Fé - Como podemos desenvolver a fé verdadeira?

30/10/2019
7 minutos a ler

Imagem - Como podemos desenvolver a fé verdadeira?

Por Shen Mingxin

O que é fé? Muitos irmãos e irmãs no Senhor acham que, enquanto reconhecerem o nome de Deus, persistirem em ler a Bíblia, se reunirem e orarem e, além disso, forem capazes de sacrificar tudo e trabalhar, eles são crentes que têm fé em Deus. De fato, fé verdadeira significa que quando nossa mente e nosso corpo suportam grande sofrimento durante o refinamento ou na adversidade, não entendemos mal ou reclamamos de Deus, mas, sim, podemos obedecer a Deus e perseverar em acreditar e segui-Lo.

Dos registros bíblicos, vemos: quando Abraão tinha 100 anos, Deus Jeová deu-lhe um filho, Isaque. Depois que Isaque cresceu, Deus pediu a Abraão que o oferecesse. Embora ficasse triste, Abraão ainda estava disposto a suportar grande dor para devolver Isaque a Deus, obedecendo às orquestrações e arranjos de Deus sem impor condições. Quando Abraão levantou sua faca para matar Isaque, Deus viu seu verdadeiro coração, e assim parou-o em tempo oportuno e preparou um holocausto para ele sacrificar a Deus. Abraão foi chamado de pai da fé pelas gerações posteriores. Outro exemplo é Jó. Ele foi tentado por Satanás: seu gado foi roubado por bandidos, seus servos foram mortos, a calamidade atingiu seus filhos, ele teve feridas doloridas por todo o corpo e sua esposa riu dele e pediu-lhe para renunciar o nome de Deus. Quando enfrentou essas desgraças repentinas, ele suportou a dor em seu corpo e espírito. No entanto, ele não se queixou da retirada de Deus Jeová, mas disse: “Jeová deu, e Jeová tirou; bendito seja o nome de Jeová” ( Jó 1:21). Ele deu testemunhos fortes e ressonantes de Deus, que envergonhou e derrotou Satanás. Vendo a fé de Jó Nele, Deus abençoou-o duplamente, concedendo-lhe mais gado, ovelhas e lindos filhos. E finalmente Jó morreu, cheio de dias. Abraão e Jó são modelos de fé e são dignos de emulação por cada um de nós, crentes no Senhor.

Dos testemunhos de Abraão e Jó, podemos ver que, quando Deus os abençoou, eles acreditaram que tudo o que o homem possui se deve às bênçãos de Deus; por isso, agradeceram a Ele e O adoraram; quando as provações de Deus aconteceram com eles, embora não entendessem e sentissem dor, eles ainda obedeceram a Deus e não tiveram nenhuma queixa. Só isso é fé verdadeira em Deus e é também o coração sincero do homem para com Ele. Assim como as palavras de Deus dizem “A que se refere a fé? A fé é a crença genuína e o coração sincero que os humanos deveriam possuir quando não podem ver nem tocar algo, quando a obra de Deus não está alinhada com as noções humanas, quando está além do alcance humano. Essa é a fé da qual Eu falo. As pessoas necessitam fé durante períodos de provação e refinamento, e junto com a fé vem o refinamento. Esses dois são inextricáveis.

Então, como podemos desenvolver a verdadeira fé em Deus? Isso requer que vivamos e valorizemos na prática a obra de Deus em nossa vida diária. Quando somos capazes de entender a maestria, orquestrações e arranjos de Deus para nossa vida e a autoridade e atos Dele, e temos um genuíno entendimento Dele através desses atos, não importa se a obra de Deus não esteja de acordo com nossas concepções, ainda seremos capazes de manter nossa fé em Nele. Assim como Jó: ele só ouviu falar de Deus, mas nunca O viu. No entanto, ele pôde conhecer a soberania de Deus e ver a Sua justiça em todas as coisas. Por exemplo: a fortuna e o infortúnio do homem, quanto dinheiro alguém possuiria e quantos filhos teria na vida – ele sabia que tudo isso estava sob a soberania de Deus, apesar dos planos e cálculos do homem; ele viu quem era mal e punido por Deus, quem era bondoso e recebia a graça e as bênçãos de Deus. Como Jó havia experimentado a soberania e a justiça de Deus em sua vida, ele tinha algum entendimento de Deus e desenvolveu verdadeira fé Nele; ele não fez exigências a Deus e achou que deveria aceitar e obedecer às orquestrações e arranjos Dele. Quando as tentações de Satanás vieram sobre ele, embora estivesse triste, ele sabia que todas as coisas de que desfrutava haviam vindo de Deus e não haviam sido conquistadas por seu próprio trabalho árduo, e que se Deus quisesse recuperá-las, ele não deveria reclamar ou entender Deus mal, ao contrário, deveria obedecer-Lhe. Assim, Jó deu um testemunho retumbante de Deus diante de Satanás e foi aceito por Deus.

Portanto, se quisermos desenvolver a verdadeira fé em Deus como Abraão e Jó fizeram, precisamos vivenciar a obra de Deus em nossa vida diária. Somente quando vivenciamos a orientação, apoio, ajuda, castigo e disciplina de Deus e entendemos que o que Ele faz em nós é todo o Seu amor e salvação, teremos verdadeira compreensão Dele, apreciaremos Sua onipotência e sabedoria e saberemos ainda mais que Seu caráter justo é inviolável pelo homem. Quando esse tempo chegar, teremos um coração de reverência a Deus e, como resultado, desenvolveremos a verdadeira fé Nele.

Atualmente, em todo o mundo, os desastres estão ficando cada vez piores e as profecias sobre a volta do Senhor Jesus foram basicamente cumpridas. Este é o momento mais crucial para acolher a vinda do Senhor. A fim de ajudar irmãos e irmãs a resolver seus problemas críticos de acolher o retorno do Senhor, ser arrebatado, entrar no reino celestial e muito mais, criamos este grupo de perguntas e respostas sobre o evangelho. Sinta-se à vontade para trazer suas perguntas para discussão. Pensemos nelas seriamente e respondamos de acordo com as palavras de Deus.