01O alerta do fracasso de Tomé na fé àqueles que querem acolher o retorno do Senhor nos últimos dias

A Bíblia registra que Tomé só teve fé quando viu o Senhor e, por isso, foi repreendido pelo Senhor Jesus: “Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29). Qual é o alerta nessas palavras do Senhor Jesus àqueles que desejam acolher o Senhor nos últimos dias? Muitas pessoas se agarram à profecia de que o Senhor virá sobre uma nuvem, ignorando as profecias de que o Senhor virá em segredo. Elas se recusam a acreditar em quaisquer testemunhos de que o Senhor já retornou na carne e insistem em acreditar que Ele retornou apenas quando O virem chegando sobre uma nuvem. Isso não as torna suscetíveis a repetirem o erro de Tomé?

Versos da Bíblia para referência

“Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente” (João 20:25-27).

“Disse-lhe Jesus: Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém” (Apocalipse 1:7).

02A senda correta para acolher o Senhor

Quando se trata da questão de acolher o Senhor, devemos aprender a lição do fracasso de Tomé. Não podemos simplesmente esperar para vê-Lo vindo sobre uma nuvem antes de crermos. Como, então, podemos acolher o Senhor? O Senhor Jesus nos disse claramente: “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6). O Livro do Apocalipse prediz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo” (Apocalipse 3:20). Podemos ver aqui que a chave para acolher o Senhor é ouvir a voz de Deus — essa é a única maneira de acolhê-Lo. Quando ouvimos alguém dar testemunho de que o Senhor retornou, devemos buscar e investigar e, no momento em que reconhecermos a voz de Deus, devemos aceitar e nos submeter. Isso não é acolher o Senhor?

Versos da Bíblia para referência

Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem” (Mateus 24:44).

Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez” (Apocalipse 16:15).

Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12-13).

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo” (Apocalipse 3:20).

Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6).

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mateus 25:10).

As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem” (João 10:27).

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:7).

Inscreva-se gratuitamente

Inscreva-se para receber o tema do evangelho da semana

Artigos para referência

Os sinais do fim dos tempos já ocorreram: Como o Senhor voltará?

Como será a volta de Jesus?

maneiras eficazes de dar as boas-vindas à volta de Jesus Cristo

Erros a serem corrigidos para acolher o retorno do Senhor