Quais são as virgens prudentes? Quais são as virgens tolas?

Para saudar o retorno do Senhor, todos gostariam de ser a virgem sábia. Como podemos ser as virgens sábias em vez das tolas? Leia este artigo para saber mais.

Buscando com entusiasmo ser uma virgem prudente

Uma noite, perto do anoitecer, Jia Nan sentou-se diante de uma mesa. Abrindo a Bíblia, ele começou a ler: “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mateus 25:1-10). Depois de ver essas escrituras, Jia Nan pensou que o Senhor Jesus nos deu uma metáfora vívida para mostrar quais tipos de pessoas podem entrar no reino dos céus. Aquelas que tomam óleo consigo podem acolher o noivo e são as virgens prudentes, mas, as outras, sem óleo, são as virgens tolas, que serão abandonadas pelo Senhor. Jia Nan sempre foi determinado a ser uma virgem prudente para receber o retorno do Senhor e participar da festa com Ele.

Leia mais:
1-O que é salvação?
2-O que é verdadeiro arrependimento?
3-Por que o jejum e a oração não podem resolver a questão da desolação na igreja?

No dia seguinte, em uma reunião dos colegas de trabalho, Jia Nan disse, como sempre: “Irmãos e irmãs, este é o período final dos últimos dias, quando o Senhor vem. Porque o Senhor Jesus disse: ‘Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem’ (Mateus 24:44). Nós temos que ler a Bíblia com frequência, fazer mais obras para o Senhor, orar de maneira constante e confessar e arrepender-nos diante Dele muitas vezes. O mais importante é observar e fazer preparativos, assim como as sábias prudentes, que prepararam óleo suficiente. Só assim podemos dar as boas-vindas ao Seu retorno. Para evitar perder a chance do arrebatamento, não é suficiente chegar com pontualidade aos encontros, também precisamos revezar para fazer vigílias de oração.” Depois que Jia Nan terminou de dizer isso, o irmão Zhang disse: “É dessa forma que as virgens prudentes se preparam e esperam?” A irmã Dong continuou dizendo: “Se o que estamos fazendo é realmente preparar o óleo, por que não acolhemos a volta do Senhor?” Logo que a irmã Dong terminou de falar, todos mergulharam em pensamentos.

Quais são as virgens prudentes? Quais são as virgens tolas?

Neste momento, o irmão Liu levantou-se e disse: “Sobre quais são as virgens prudentes, eu tenho uma visão diferente. Sobre o fato de as virgens sábias acolherem o noivo, penso que assistir aos cultos, rezar e fazer vigílias todos os dias é apenas superficial e pode não corresponder à vontade de Deus. As verdadeiras virgens prudentes são aquelas que podem ouvir a voz de Deus.” Todos ficaram surpresos com a frase: “ouvir a voz de Deus?” Jia Nan disse, intrigado: “Aqueles que ouvem a voz de Deus são virgens prudentes? Esta é a primeira vez que ouvimos isso. Por favor, conte-nos mais.” O irmão Liu sorriu e disse: “Sim, eles são. Há vários dias, meu filho e eu conversamos sobre esse assunto. Ele achava que nossas ações não são das virgens prudentes, e, então, leu para mim várias passagens de palavras que encontrou em um site gospel. Depois de ouvir essas palavras, percebi que as virgens prudentes, de fato, não são como pensávamos que fossem.” Então o irmão Liu leu essas palavras para nós, “Todos os que são capazes de obedecer às atuais declarações do Espírito Santo são abençoados. Não importa como eles costumavam ser nem como o Espírito Santo costumava trabalhar dentro deles - aqueles que ganharam a obra mais recente são os mais abençoados, e aqueles que hoje não são capazes de seguir a obra mais recente são eliminados. Deus quer aqueles que são capazes de aceitar a nova luz, quer aqueles que aceitam e conhecem sua obra mais recente. Por que se diz que você deve ser uma virgem casta? Uma virgem casta é capaz de buscar a obra do Espírito Santo e compreender as coisas novas, ademais é capaz de afastar as velhas concepções e obedecer à obra de Deus hoje.” “Aqueles que pertencem a Satanás não entendem as palavras de Deus, e aqueles que pertencem a Deus podem ouvir a voz de Deus. Todos aqueles que percebem e compreendem as palavras que Eu falo são aqueles que serão salvos e darão testemunho de Deus; todos aqueles que não entendem as palavras que Eu falo não podem dar testemunho de Deus, e são aqueles que serão eliminados.” “Vocês não são reverentes na presença da verdade, muito menos sua atitude é de anseio pela verdade. Tudo que fazem é examinar negligentemente e esperar com uma despreocupação displicente. O que vocês podem ganhar por examinar e aguardar assim? Será que podem receber a orientação pessoal de Deus? Se você não é capaz de discernir as declarações de Deus, como pode estar qualificado para testemunhar a aparição de Deus? Onde quer que Deus apareça, ali a verdade é expressada, e ali estará a voz de Deus. Apenas quem é capaz de aceitar a verdade pode ouvir a voz de Deus e apenas tais pessoas estão qualificadas para testemunhar a aparição de Deus.”

Depois de ler estas palavras, o irmão Liu continuou dizendo: “Através destas palavras, eu aprendi que as virgens prudentes buscam a voz do Espírito Santo com um coração que anseia e procura. Elas são as pessoas que prestam atenção e ouvem a voz de Deus. Elas conseguem abandonar suas noções para buscar, com humildade, a voz de Deus quando a Sua nova obra chega até elas, assim como podem aceitar a verdade e se submeter à Sua nova obra no momento que reconhecem a voz de Deus. Enquanto as virgens tolas persistem com teimosia em suas concepções e imaginações e não prestam atenção, nem ouvem a voz de Deus. Elas não conseguem reconhecer a voz de Deus, mesmo que a ouçam. Porque elas não acreditam em Cristo nem O aceitam, e se recusam a aceitar a obra de Deus e Sua manifestação, no final, elas perderão a salvação de Deus. Assim, o que nós fazemos agora, esperar, orar e vigiar, não são ações de virgens prudentes, mas nossas concepções e imaginações!”

As virgens prudentes ouvem a voz de Deus

Neste momento, a irmã Yan também disse: “O irmão Liu está certo. Depois de ouvir sua comunhão, lembrei-me de dois versículos das escrituras: ‘As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem’ (João 10:27). ‘Porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima’ (Apocalipse 7:17). Se quisermos dar as boas-vindas ao retorno do Senhor, um ponto-chave é prestar atenção e ouvir a voz de Deus. Somente aqueles que ouvem a voz de Deus são virgens prudentes! Assim como Pedro, que viu que o Senhor Jesus podia acalmar o vento e as ondas com apenas uma palavra, alimentar cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes, ressuscitar os mortos e assim por diante. Por meio da palavra e obra do Senhor, Pedro confirmou que o Senhor Jesus tem a essência de Deus, que Ele é o Cristo. Ou como outro exemplo: a mulher samaritana. Quando ela estava conversando com o Senhor Jesus, Ele falou sobre seu segredo oculto, então ela percebeu que somente o próprio Deus pode revelar essas coisas ocultas, e que essas palavras nunca poderiam ser ditas pelo homem, logo, ela confirmou que o Senhor Jesus era o Messias, o Cristo. Tanto Pedro quanto a mulher samaritana reconheceram que o Senhor Jesus é Deus através de Suas palavras, por isso eles ganharam a salvação de Deus. Eles eram realmente inteligentes.” Todos concordaram e disseram que era, de fato, verdade.

Por que as virgens tolas serão eliminadas por Deus?

A irmã Dong disse: “Sim, as ovelhas de Deus ouvem a Sua voz. Todos aqueles que podem reconhecer a voz de Deus são virgens prudentes, caso contrário, são as tolas. Pense no tempo em que o Senhor Jesus veio para realizar Sua obra: os fariseus não tinham um coração que ansiava e buscava, e não investigaram a verdade que Cristo declarou, para discernir se era a voz de Deus, mas em vez disso, eles definiram a obra de Deus conforme sua imaginação. Eles viram que o Senhor realizou milagres e maravilhas, como ressuscitar os mortos com Sua palavra e curar os cegos, mas, como não conseguiam reconhecer a voz de Deus, eles tratavam o Senhor Jesus como um homem normal, e também consideravam as declarações de Deus como palavras do homem, julgando e blasfemando contra Ele. No fim, os fariseus pregaram o Senhor na cruz, e se tornaram aqueles que acreditavam em Deus, mas se opunham a Ele, por isso caíram sob a ira e o castigo de Deus. Isso nos permite ver, com clareza, que aqueles que não prestam atenção para ouvir a voz de Deus são virgens tolas e serão eliminados por Deus.”

As virgens prudentes buscam as declarações de Deus nos últimos dias

O irmão Zhang disse sem demora: “Depois de ouvir suas palavras, acabei de perceber que prestar atenção para ouvir a voz de Deus é crucial, em especial, na questão referente à nossa acolhida ao retorno do Senhor nos últimos dias. O Senhor Jesus uma vez disse: ‘Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras’ (João 16:12-13). ‘Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!’ (Mateus 25:6) ‘Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas’ (Apocalipse 2:7). A partir dessas escrituras, podemos ver que, quando o Senhor retornar, Ele falará novamente. Então, reconhecer a voz de Deus determinará se poderemos acolher o retorno do Senhor. Agora é questão de urgência encontrar a palavra do Espírito Santo, depois disso veremos a manifestação de Deus. Mas onde podemos encontrar?”

O irmão Zhan disse: “Ai, você possui sabedoria durante toda a vida, mas acaba arruinado por um momento de estupidez. Nós nunca ouvimos as palavras que o irmão Liu leu. Elas contêm mistérios e não podem ser ditas por pessoas normais. Parece que elas são do Espírito Santo.”

Jia Nan disse com um sorriso: “É verdade. Estas palavras são, de fato, do Espírito Santo e não da humanidade. Eu costumava acreditar que, se esperarmos, orarmos e vigiarmos, seremos virgens prudentes. Mas, através da comunhão de hoje, percebo que tais coisas eram minhas concepções e imaginações, como as ações das virgens tolas, e que não posso receber o retorno do Senhor se continuar pensando assim! Graças ao Senhor por Sua orientação. As palavras que o irmão Liu leu para nós me ensinaram quais são as virgens prudentes. É essencial que as virgens sábias possam ouvir a voz de Deus e ter um coração que anseia e busca. É como nos disse o Senhor: ‘Pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á’ (Lucas 11:10). Eu não acho que precisamos procurar as palavras do Espírito Santo em outros lugares. O irmão Liu não acabou de dizer que seu filho encontrou essas palavras em um site gospel? Podemos buscar ajuda de seu filho para investigar isso na Internet.”

O irmão Liu disse: “Graças ao Senhor! Você pode vir a minha casa hoje à noite.”

Jia Nan disse: “Certo, nós vamos.”

 

Por Jing Xin

Comentários