O que é o verdadeiro arrependimento?

30/10/2019
7 minutos a ler

O que é o verdadeiro arrependimento?

Wang Wei e outros três colaboradores, Xiaoliu, Ma Tao e Hu Zhi, estavam estudando a Bíblia.

Então Wang Wei disse-lhes com um sorriso: “Meus companheiros de trabalho, o Senhor Jesus disse: ‘Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus’ (Mateus 4:17). ‘O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho’(Marcos 1:15). O Senhor nos disse que para entrar no reino de Deus, devemos confessar a Ele e nos arrepender. Portanto, devemos saber com certeza o que é o verdadeiro arrependimento. Isto é muito importante para nós.”

Ao ouvir isso, Hu Zhi disse com desdém: “Creio que é arrependimento quando nos apresentamos com sinceridade, oramos e admitimos nossos pecados em lágrimas amargas. Enquanto fizermos essas coisas com frequência, seremos perdoados de nossos pecados. Quando o Senhor voltar, seremos levados para o reino dos céus.”

Xiao Liu franziu a testa e retrucou: “Durante esses anos, nós oramos todos os dias a Deus para admitir nossos pecados e as coisas que fazemos que O ofendem. No entanto, na verdade, continuamos a cometer os mesmos pecados quando nos deparamos com as coisas. Isso conta como verdadeiro arrependimento se vivermos no ciclo repetido de pecar e reconhecer nossos pecados?”

Ma Tao hesitou por um momento e disse: “Com relação a essa questão, uma vez eu conversei com vários irmãos e irmãs em reuniões de colegas de trabalho em outro lugar. Acho que, apesar de muitas vezes orarmos ao Senhor e confessarmos nossos pecados em lágrimas amargas, isso representa o nosso desejo de realmente confessar e arrepender-se ao Senhor, mas não é o verdadeiro arrependimento. Se realmente nos arrependemos ou não, depende de como praticamos a seguir. Por exemplo, um ladrão foi pego quando estava roubando. Embora admitisse sua culpa e prometesse nunca mais roubar, isso não significava que ele estava realmente arrependido. Ainda precisamos ver como ele se comportará depois – se ele roubará de novo. Da mesma forma, se sempre confessarmos em palavras, mas não praticarmos as palavras do Senhor e seguirmos Seu caminho, e continuarmos vivendo no ciclo vicioso de cometer e confessar pecados, isso não é o verdadeiro arrependimento. Não atendemos às exigências do Senhor de nos arrependermos.”

Wang Wei ouviu Ma Tao com atenção. Depois de ouvir o que ele disse, Wang Wei pensou por um tempo e falou: “Ouvindo a comunicação do irmão Ma, não posso deixar de pensar na Era da Lei; Davi matou Urias ao executar esquemas e levou sua esposa Bate-Seba à força, cometendo um ato de adultério. Então Deus Jeová enviou o profeta Natã para transmitir as Suas palavras a Davi, informando-o do seu crime e da punição que lhe aconteceria. A partir de então, a espada nunca mais saiu de sua casa. Davi sabia que violara os mandamentos emitidos por Deus Jeová e ofendera Seu caráter. Percebendo isso, ele se arrependeu de suas ações e orou a Deus, confessando com toda a sinceridade. Em seus últimos anos, ele se tornou muito sensível ao frio. Então, o povo de Israel levou uma jovem para sua cama para se juntar a ele debaixo das cobertas e mantê-lo aquecido. Mas ele não se aproximava dela. David não apenas admitiu seu crime, mas também se comportou de acordo. Tal testemunho tem que ser convincente para as pessoas.”

Ma Tao inclinou a cabeça e disse: “Está certo. O testemunho do povo de Nínive se arrependendo de verdade diante de Deus também foi registrado nas Escrituras. Quando o rei de Nínive ouviu as palavras de Deus transmitidas pelo profeta Jonas: ‘Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida,’ele creu e obedeceu a Deus. Ele deixou de lado seu status real, tirou suas vestes reais, cobriu-se com pano de saco e sentou-se em cinzas para confessar e se arrepender a Deus com seu povo. Assim como a Bíblia registra: ‘A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas. E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água; mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?’ (Jonas 3:6-9). ”

arrependimento de Nínive

Neste momento Wang Wei disse entusiasmado: “A respeito do arrependimento do povo de Nínive, há algum tempo li uma passagem sobre isso em um livro. Vou ler para vocês.”

Outros todos disseram: “Tudo bem!”

Wang Wei tirou um caderno da bolsa, o abriu e leu: “Após ouvir a declaração de Deus, o rei de Nínive e seus súditos realizaram uma série de atos. Qual é a natureza do comportamento e das ações deles? Em outras palavras, qual é a essência de toda a conduta deles? Por que eles fizeram o que fizeram? Aos olhos de Deus eles haviam se arrependido sinceramente, não apenas porque haviam suplicado com sinceridade a Deus e confessado seus pecados diante Dele, mas também porque eles haviam abandonado sua má conduta. Eles agiram assim porque, após ouvirem as palavras de Deus, ficaram incrivelmente atemorizados e creram que Ele faria conforme o que dissera. Ao jejuarem, vestirem-se de panos de saco e sentarem-se em cinzas, eles queriam expressar a disposição deles para reformarem seus caminhos e se absterem do mal, orarem para Deus Jeová restringir Sua ira, suplicarem para Deus Jeová revogar Sua decisão bem como a catástrofe prestes a cair sobre eles. Pelo exame de todo o comportamento deles, podemos ver que eles já entenderam que seus atos malignos anteriores eram detestáveis para Deus Jeová e que eles entenderam a razão por que Ele logo os destruiria. Por essas razões, eles todos desejaram se arrepender completamente, desviar de seus caminhos maus e abandonar a violência em suas mãos. Em outras palavras, uma vez que se tornaram cientes da declaração de Deus Jeová, cada um deles sentiu temor no coração; eles não mais continuaram sua má conduta, nem continuaram a cometer aqueles atos odiados por Deus Jeová. Adicionalmente, eles suplicaram para Deus Jeová perdoar seus pecados passados e não os tratar conforme suas ações passadas. Eles estavam dispostos a nunca mais se envolver em maldade e a agir de acordo com as instruções de Deus Jeová, se ao menos eles nunca mais enfurecessem Deus Jeová. O arrependimento deles era sincero e completo. Ele vinha das profundezas do coração deles e não era fingido, nem temporário” (de “O Próprio Deus, o Único II”).

Wang Wei falou: “Podemos ver por esta passagem que a principal manifestação do verdadeiro arrependimento é que o homem pode admitir seus pecados e más ações, e se arrepender de verdade e se odiar, confessando e se arrependendo sinceramente diante de Deus. Além disso, eles podem abandonar os atos malignos e agir de acordo com a palavra de Deus, de modo a não cometer o mesmo pecado para resistir a Deus. No passado, embora nos apresentássemos diante de Deus para nos confessarmos e nos arrependermos, nosso arrependimento ficou apenas nas palavras, e não nos desprezamos em nossos corações. Tantas vezes passamos pelas formalidades para pedir o perdão do Senhor; quando enfrentamos as coisas, cometemos pecados e desobedecemos a Deus de novo. Isso não é o verdadeiro arrependimento de forma alguma. Deus inspeciona o coração das pessoas. Somente quando nos arrependemos verdadeiramente é que podemos obter a misericórdia e o tratamento gentil de Deus.”

Xiao Liu disse com sinceridade: “A passagem que você leu é muito prática. Ela nos diz o que é o verdadeiro arrependimento, o qual pode nos beneficiar muito. O povo de Nínive poderia realmente se arrepender diante de Deus, abandonar os maus atos e nunca cometer crime ou resistir a Ele. Em comparação, nos arrependemos apenas da boca para fora, mas nossos corações nunca se envolvem. Deus é santo e justo. Como Ele poderia nos permitir lidar com Ele superficialmente e ignorá-Lo?”

Ma Tao assentiu com a cabeça e disse: “Obrigado pela liderança de Deus. Quanto mais comungarmos sobre essa questão, mais a entenderemos. Em nossas preces anteriores, todos os dias, apenas confiamos ao Senhor as coisas que fizemos que não estavam de acordo com a vontade Dele, mas não mostramos sinais do verdadeiro arrependimento e até pensamos que seríamos salvos pela graça. Se continuarmos cometendo e confessando nossos pecados assim, podemos ser arrebatados para o reino dos céus quando o Senhor voltar? O Senhor Jesus disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre’ (João 8:34-35). E é dito na Bíblia: ‘A santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor’ (Hebreus 12:14). Deus é santo e justo: quem peca não é permitido entrar no reino dos céus. Somente aqueles que rejeitam sua natureza pecaminosa e obedecem a Deus com firmeza e são fiéis a Ele podem ter a qualificação para entrar no reino dos céus. Deus não aceita as pessoas que têm natureza pecaminosa e pertencem a Satanás em Seu reino.”

Wang Wei continuou: “Algum tempo atrás tive uma comunhão com um irmão. Quando falamos das condições para entrar no reino dos céus, de acordo com as profecias do Senhor Jesus, ‘Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia’ (João 12:48) e ‘E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo’ (João 16:8), embora tenhamos aceitado a salvação do Senhor Jesus e nossos pecados tenham sido perdoados, nossa natureza pecaminosa ainda está enraizada dentro de nós. Para entrar no reino de Deus, devemos aceitar a obra de julgamento feito pelo Senhor Jesus nos últimos dias para conhecer nossa natureza pecaminosa, para que possamos verdadeiramente nos odiar. E então podemos abandonar nossa carne para praticar as palavras de Deus, obedecendo e adorando a Ele. Somente assim nosso caráter corrompido poderá ser dirimido e poderemos ser purificados e salvos por Deus. Acho que a comunhão faz muito sentido, então quero convidá-los para comungar conosco, concordam?”

Ma Tao e Xiaoliu disseram juntos: “Isso é ótimo!”

Por Liu Shuo


Recomendado para Você:

1-3 Formas de como orar a Deus corretamente

2-Como ser purificado do pecado e entrar no reino de Deus?

3-Ainda vivemos em pecado e podemos entrar no reino dos céus?

Veja Também:

Filme evangélico “O momento de mudança” Trecho 2 – O único caminho para ser levado ao reino dos céus

Já que Deus criou os céus, a terra e todas as coisa com uma palavra e ressuscitou os mortos com uma palavra, algumas pessoas acreditam que Deus também transformará nossa imagem instantaneamente, nos tornará santos, nos elevará para que nos encontremos com o Senhor quando Ele voltar nos últimos dias. É verdade mesmo que seremos levados ao reino dos céus? A obra da volta de Deus nos últimos dias é tão simples quanto imaginamos? Deus Todo-Poderoso diz: ” Vocês devem compreendê-la e não simplificar demais as questões. A obra de Deus é diferente de qualquer obra corriqueira. Seu mistério não pode ser concebido pela mente humana, assim como tal mente não consegue alcançar Sua sabedoria. Deus não está criando todas as coisas, mas também não as está destruindo. Em vez disso, Ele está transformando toda a criação e purificando todas as coisas que foram pervertidas por Satanás. Então, Deus deverá começar a obra de grande magnitude e essa é a significação total da obra de Deus. De acordo com estas palavras, você acredita que a obra de Deus seja tão simples?” (Extraído de “A Palavra manifesta em carne”). Ninguém pode compreender a obra e a sabedoria de Deus. Somente o Próprio Deus pode revelar o mistério de como os fiéis serão arrebatados nos últimos dias, como Deus fará a obra do julgamento e purificará as pessoas… Esse vídeo curto o introduzirá ao conhecimento do único caminho para que sejamos levados ao reino dos céus quando o Senhor voltar!

Agora são os últimos dias. Os desastres ocorrem com frequência e tornam-se cada vez maiores. Estes são os avisos e lembretes de Deus para a humanidade. Se você tiver quaisquer outras dúvidas ou quer saber mais sobre a volta do Senhor Jesus, como acolher o Senhor para ser arrebatado antes dos desastres, etc., sinta-se livre para clicar no botão a seguir para entrar em contato conosco. Se você quiser, pode se juntar ao nosso grupo de estudo.
Converse conosco no WhatsApp

Inscreva-se gratuitamente

Inscreva-se para receber o tema do evangelho da semana